Recentemente ouvi um podcast sobre segurança psicológica, e como isso pode ser importante no ambiente das empresas. Achei o assunto extremamente valido, resolvi procurar mais sobre o tema e trazer essa pesquisa em forma de artigo.
Mas o que é segurança psicológica?
O conceito foi criado em 1999 pela professora Amy Edmondoson, da Harvard Business School e basicamente está relacionado a um conjunto de ações tomadas pelas organizações para manterem seus ambientes saudáveis, sem o clima de temor e de tensão. Segundo a própria criadora do conceito, “segurança psicológica não é sobre ser legal. É sobre dar feedbacks sinceros, admitir erros abertamente e aprender uns com os outros”.
Uma pesquisa de dois anos realizada pelo Google com mais de 200 entrevistas apontou que a segurança psicológica no ambiente de trabalho é um dos cinco pilares que ajudam a construir equipes com alto desempenho.
Em entrevista ao site Fast Company, Robert Bruce Shaw, autor do livro Extreme Teams: Why Pixar, Netflix, Airbnb, and Other Cutting-Edge Companies Succeed Where Most Fail ("Times extremos: Por que Pixar, Netflix, Airbnb e outras empresas afiadas têm sucesso onde a maioria falha"), afirmou que “a cultura do Google incentiva a fazer perguntas e compartilhar informações. Para replicar seu sucesso, crie um ambiente de equipe que convide e extraia contribuições de todos os membros”.
Através da nossa realidade, dando foco na gestão das empresas, aplicar essa prática é essencial para que as organizações proporcionem um ambiente saudável e vantajoso para seus profissionais. Agregar essa cultura é dar espaço para que todos possam propor idéias e se arriscar, sem medo de julgamentos, auxiliando no desenvolvimento de novos líderes.
A confiança está atrelada à inovação. Em ambientes onde existe confiança, os profissionais podem utilizar seus esforços mentais para criar novos conceitos, métodos, produtos. A falta de segurança faz com que as pessoas foquem seus esforços mentais para se proteger, não se arriscando e não inovando.
Aplicar a segurança psicológica nos processos de sua empresa, nada mais é do que acreditar nos seus profissionais e criar métodos eficazes que gerem resultados positivos, tanto para os colaboradores como para a empresa. Ainda assim, acredito que existam quatro importantes tópicos que possam nos ajudar a desenvolver e evoluir o método e os processos que já aplicamos em nossas empresas. São eles:
1. Ouvir e aprender uns com os outros
Não existe ninguém que não tenha nada a aprender, independente do seu cargo, idade e tempo de empresa, estar aberto a novas ideias, visões e opiniões irão fazer com que a organização esteja sempre em desenvolvimento.
2 . Elabore reuniões interativas
Muitas pessoas acreditam que reuniões são ruins, pois tem um clima de cobrança, elaborar reuniões interativas criará um ambiente diferente, além de dar vez de fala para diferentes grupos e representantes. O ideal é que todos possam ser ouvidos de alguma maneira, assim a troca de idéias e aprendizado listada acima ficará mais fácil e será assimilada de forma mais rápida.
3 . Pratique a segurança psicológica consigo mesmo
Tenha autoconfiança e transmita isso na empresa, passando feedbacks para seus colaboradores e atendendo feedbacks também, esteja sempre pronto para ouvir e aprender, e o mais importante, esteja preparado para arriscar e inovar quando o momento for propício, isso é aplicar a segurança psicológica.
4. Seja firme e leal com as recompensas e punições estabelecidas pela empresa
A segurança psicológica é baseada em lealdade, se sua empresa estabeleceu metas que serão recompensadas, não volte atrás quando a equipe as alcança. Por outro lado, seja firme com as punições previamente estabelecidas.
Isso criará um ambiente confiável para os colaboradores, pois eles saberão que as medidas combinadas serão tomadas independente do cargo e função do profissional.
Links da pesquisa:
Priscila Zanette, Diretora da Ouro Negro
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