No nosso cenário comercial atual, de intensa competição e a entrada cada vez maior de novos players no mercado, ter agilidade e um diferencial no seu serviço é essencial por uma questão de sobrevivência. Com a internet na casa das pessoas, o cliente está como nunca atento às informações de seu produto e prazos de entrega, além dos preços. Um levantamento da Abrape em 2019 mostrou que 40% do prejuízo com falta de venda de produtos vem de erros na estimativa e no estoque.
Neste ambiente, onde colocamos também na balança que muitas empresas não dispõem ou não veem necessidade de uma estrutura física robusta, o cross docking surge como uma opção viável e que reforça a qualidade de seu negócio.
Não existe muito segredo em seu funcionamento: os produtos vão do fornecedor a um distribuidor ou transportadora de confiança. Lá, eles não ficarão mais do que 24 horas até serem reenviados ao cliente. A inclusão desse intermediário na relação empresa/cliente não só elimina o custo financeiro de um estoque como aumenta a agilidade e reduz a possibilidade de furtos, uma vez que os produtos não chegam a ficar no estoque do distribuidor, são já em sua chegada remanejados a seus novos destinos. Trata-se quase de um processo contínuo de entrada e saída. Ainda na questão econômica, a ausência de um estoque também traz maior liquidez de capital e possibilidades elevadas de lucro.
Para implantar o cross docking e fazê-lo dar certo, alguns fatores são importantes. Primeiramente, o investimento em um bom software de gestão de transportes, como o TMS. Também é fundamental analisar bem o mercado, e escolher uma transportadora que seja de plena confiança, pois não custa lembrar que serão os responsáveis pelo envio de seus produtos ao cliente. Além disso, a comunicação será chave. Ao mesmo tempo em que um SAC de qualidade fará a diferença (erros podem acontecer), sua comunicação interna deve ser forte, com constante contato entre fornecedor e distribuidor.
Muito além de uma opção a ser considerada, o cross docking é uma realidade hoje, e fará toda a diferença na logística de sua empresa, na questão financeira e de confiança.
Luiz Gustavo Nery, Diretor Comercial no Grupo Rodonery
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