No artigo anterior, apresentei um panorama geral sobre os conceitos e desdobramentos do setor logístico. Nele, percebemos a importância desse setor nas estratégias e operações empresariais nos últimos tempos, trazendo uma melhora significativa nos serviços dentro e fora das organizações.
Atualmente, temos um novo conceito de logística, baseada num modelo evolutivo da tradicional, e que tem como premissa básica a necessidade de investimento em tecnologia para aumento da eficiência e controle, chamada de Logística 4.0.
Essa tendência surgiu a partir da Indústria 4.0, e se mostra como um fator essencial para que as empresas possam se tornar mais competitivas no mercado. Algumas soluções tecnológicas são essenciais para dinamizar e conectar máquinas, transportadoras e colaboradores. Entre elas, estão:
Cloud computing;
Big data;
Internet das coisas (IoT);
Inteligência artificial (AI);
Digital Twin;
Robotics;
Realidade Aumentada (AR);
Machine learning
A partir da utilização destas ferramentas, que podem ser integradas aos processos convencionais, obtemos diversos benefícios como a redução de perdas e custos, análise de dados, foco estratégico de negócios, prazos de entrega menores, diminuição de erros e preços mais competitivos, atendendo sempre as necessidades dos clientes.
Entretanto, apesar de tantos benefícios, os desafios são muitos. O principal deles, está relacionado a cultura organizacional, focando na alteração do modo como executam e monitoram seus processos. Além disso, outras questões devem ser implementadas na gestão como alta conectividade, informações precisas, centros de distribuições mais inteligentes, visão geral e foco na otimização. Assim, teremos uma gestão mais eficiente e uma logística mais ativa.
Marcos Teixeira, Diretor da Costa Teixeira Logistics
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