Um dos setores dentro de uma empresa que tem papel fundamental para o sucesso do negócio, e às vezes não recebe esse reconhecimento merecido, é a comunicação interna. Com papel estratégico indispensável, essa área é responsável pelo diálogo com os colaboradores.
Através de diversas ferramentas e recursos, a comunicação interna é encarregada de manter a equipe unida, informada, motivada e engajada, sendo a área da empresa responsável pelo clima organizacional.
Em conversa com o time de comunicação interna da ABC Cargas, gostaria de compartilhar a experiência que estamos tendo em relação a um investimento que fizemos, um aplicativo de comunicação interna semelhante a uma rede social.
Primeiro, pensamos no perfil de nosso público. Tínhamos uma preocupação inicial com a adoção de um modelo de comunicação mais digital, porém, levando em conta que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com o uso do celular em todas as atividades, supusemos que haveria uma boa recepção do aplicativo.
Sendo assim, em outubro de 2020, adotamos o “App Talk”, um aplicativo móvel de comunicação interna contratado da empresa WiPlay. Claro que customizamos o aplicativo com a cara da ABC Cargas, o nomeando de “Caminhos” e criando abas próprias, como, ABC do bem, comunicados, gente e gestão, aniversariantes, e diversos outros.
Com design semelhante a uma rede social, possibilitando a interação dos colaboradores através de likes e comentários, além da questão da pandemia com diversas pessoas trabalhando remotamente, e da natureza de nosso negócios, com grande parte da nossa força de trabalho composta por motoristas que atuam nas estradas, um aplicativo móvel permite que possamos chegar a todos os nossos colaboradores de forma rápida e segmentada. Conseguimos ainda promover atividades de engajamento através do app, realizando algumas ações internas periodicamente, como concursos de fotos, por exemplo.
Compartilhada minha experiência, gostaria de ressaltar que o saldo tem sido positivo até aqui, e recomendar que as empresas busquem investir no meio digital móvel. Porém, é importante o entendimento de que o desenvolvimento de uma boa comunicação interna vai além do investimento em apenas um canal, na ABC mesmo, além do aplicativo, financiamos uma série de outros meios, como TV Corporativa, e-mail, mural etc. Além da promoção de eventos e celebrações (em períodos de não pandemia, claro).
Danilo Guedes, Presidente do ABC Cargas
Comments