O transporte rodoviário de cargas é o modal mais utilizado no Brasil. São mais de 130 mil empresas e uma frota total de aproximadamente 1,6 milhão de caminhões responsáveis por transportar 65% de tudo o que circula no país. O setor é o principal meio de abastecimento do mercado industrial e comercial brasileiro, porém, mesmo com esses números tão importantes e marcantes, o transporte rodoviário de cargas não é visto dessa forma pela população em geral.
Pensando nisso, entendo que existem 5 pilares que as empresas de transporte de cargas podem investir visando melhorar a imagem desse setor tão rico e importante para o nosso país.
1.Treinar os motoristas em direção defensiva e econômica
Treinamento de motoristas é peça fundamental nessa busca pela mudança de imagem do setor. Se a empresa oferece capacitação, seu funcionário terá mais habilidades para desempenhar sua função. No transito, o motorista será capaz de tomar as melhores decisões, bem como conduzir os veículos de forma mais segura e econômica, evitando acidentes e minimizando os gastos da empresa.
2. Valorizar e engajar os motoristas e toda equipe
Os recursos humanos avançaram muito nos últimos anos, hoje em dia não é suficiente utilizar esse setor da companhia apenas para resolver problemas. É preciso engajar os colaboradores, principalmente os motoristas, criando uma identidade única e forte, alinhando os objetivos da empresa e dos profissionais. Isso pode trazer uma nova visão interna dos colaboradores com a sua empresa, que gerará boas informações, dando uma boa reputação e identidade para as pessoas que convivem no dia a dia com os profissionais da empresa.
3. Investir em tecnologia
Os números que apresentei no início do texto falam por si só. O setor de transporte rodoviário de cargas é gigantesco e possui uma importância única para a economia do país. Porém, modernizar os seus processos, irá criar uma nova imagem para sua empresa. Além disso, a tecnologia tornará suas atividades mais eficientes, competitivas no mercado e te auxiliará a conquistar mais oportunidades de negócios, mudando a forma como ela é vista pelo mercado de todo o segmento.
4. Renovação de Frota
Os veículos são fundamentais para a operação de transporte, isso é claro. Eles entram e saem da sua empresa a todo o momento e levam sua marca e a identidade de todo o setor. Por isso, é fundamental que a renovação de frota seja feita de forma adequada, de acordo com as possibilidades financeiras da empresa e com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores. Ter uma frota moderna traz uma visão positiva para a empresa, além de aumentar a produtividade e eficiência do trabalho. A renovação também é capaz de cortar gastos inesperados, levando em conta que veículos novos são mais econômicos e não precisam de manutenção com a frequência dos antigos.
5. Estabelecer práticas sustentáveis
A sustentabilidade está em alta em todo o mundo, e não é por acaso, precisamos nos adequar da melhor maneira possível para mantermos o trabalho feito no setor de transportes e mesmo assim preservarmos o meio ambiente. Adequar sua empresa às práticas sustentáveis trará um olhar de maior respeito. Conscientizar e apresentar soluções práticas de sustentabilidade são um dos caminhos para melhorar a imagem do setor. Além disso, estudos apontam que a adoção de práticas mais sustentáveis contribuem para a revisão de processos e procedimentos, auxiliando na economia do consumo de energia e, consequentemente, redução de custos totais das empresas.
Acredito que essas ações contribuirão não apenas para a melhora da imagem do TRC, mas também para o crescimento e sucesso das empresas e do setor como um todo.
Joyce Bessa, Diretora Administrativa e Financeira da TransJordano
Comments